quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Setor de Cosméticos

Neste mesmo artigo foi possível notar que, em número, as mulheres gastam muito em investimentos em beleza, como é o caso de R$ 39 bi em vestuário feminino, R$ 17,3 bi em cuidado/higiene pessoal e R$ 16,8 bi em salão de beleza. Porém as prioridades de investimento estão voltadas para alimentação familiar e educação dos filhos.
Tratando-se de mulheres, não podemos deixar de falar sobre o setor de cosméticos que, mesmo fazendo parte da lista de 10 segmentos que mais deixam as mulheres insatisfeitas no Brasil, continuou aquecido. A beleza entre os brasileiros - principalmente entre as mulheres - tem uma grande importância, tanto é que dados do IBGE e da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) revelam que em 2008 o PIB do país cresceu 5,1%, enquanto que o do setor de cosméticos chegou em 7,1%. Em 2009, segundo a ABIHPEC também, o setor cresceu cerca de 14,5% e faturou aproximadamente R$ 24,97 bilhões
Além da vaidade e da preocupação com a beleza, é claro que a maior participação feminina no mercado de trabalho influencia e muito no bom resultado do setor de cosméticos, e o Brasil só perde apenas para o Japão e Estados unidos nesse mercado, em termos de valor.
A forte influência da cultura da beleza no Brasil pode ser vista através do gráfico abaixo, que demonstra os gastos com produtos pessoais em relação à renda disponível do país. O Brasil está à frente:

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